Inovação, sustentabilidade e liderança marcam as discussões do Congresso da Federaminas em Araxá

 Inovação, sustentabilidade e liderança marcam as discussões do Congresso da Federaminas em Araxá

WILLIAN TARDELLI

Palestras e painéis destacaram governança consciente, inteligência artificial e o papel da liderança na construção de negócios com propósito

 O 27º Congresso da Federaminas se destacou neste ano pelo conteúdo. Ao longo de três dias de programação, o evento discutiu o futuro dos negócios, com foco em sustentabilidade, inovação e governança responsável.

A abertura, na quinta-feira (30), foi marcada por palestras sobre economia circular, práticas sustentáveis e diversidade econômica, com participações da jornalista Giuliana Morrone; da CEO da Fábrica Criativa, Maria Laura Tergilene, e do secretário executivo da SEDE, Bruno Araújo.

Na sexta-feira (31), os debates ganharam novo fôlego com a palestra do empreendedor Estevan Sartoreli, fundador da Dengo Chocolates, que abriu o dia falando sobre governança consciente. “Uma governança consciente é aquela que, mais do que uma boa governança corporativa, pensa não só na perenidade do negócio, mas em um propósito superior. Ela traz para as atividades-chave compromissos sociais e ambientais diretamente relacionados a elas”, destacou.

A manhã seguiu com o painel “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, promovido pelo Sicoob, e o Painel Grandes Empresas: A Transformação Sustentável, com participações de Carlito Arruda (Arruda Alimentos), Rosane Santos (Samarco) e Fernando Passalio (Copasa), que apresentaram práticas voltadas à inovação e à responsabilidade ambiental.

À tarde, o Painel Federaminas Mulher trouxe ao centro do debate o papel da mulher na liderança empresarial e na construção de negócios sustentáveis. A mesa contou com Daniela Grelin, diretora-executiva do Pacto Global da ONU e Adriana Muls, diretora do Diário do Comércio. “Fizemos uma reflexão profunda sobre o papel da liderança do país que a gente quer viver, na construção deste pacto para o futuro. Precisamos construir pontes em uma sociedade permeada por muros, reconhecendo que nossas atividades estão entrelaçadas e que o que queremos construir deve ser feito juntos”, afirmou Daniela Grelin.

O sábado (1º) manteve o mesmo tom de engajamento e inovação. O jornalista e escritor Pedro Doria abriu o dia com a palestra “Como implantar inteligência artificial no varejo em dois meses”, destacando o impacto da tecnologia como vantagem competitiva para as empresas. “Você tem uma quantidade imensa de possibilidades de ajuda por um preço muito baixo. No fim das contas, há uma vantagem competitiva gigante para quem começar a usar a inteligência artificial. Daqui a dois anos todo mundo vai usar. Quem começar primeiro, ganha essa corrida”, observou.

A programação seguiu com o case “Verde que Dá Lucro – ACE Sustentável” e o painel “ODS na Gestão Pública”, conduzido pelos secretários de Nova Lima, Lucas Henrique de Oliveira Silva e Renato Valle, que apresentaram exemplos práticos de aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no setor público.

Encerrando a sequência de palestras, o atleta olímpico e apresentador Flávio Canto inspirou o público com a conferência “Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar: a transição da cultura de performance para a de legado”. “Falamos sobre essa transição de performance para legado, que eu acho que todo empreendedor que queira fazer a diferença precisa de alguma maneira refletir. Quando a gente fala em mudar a sociedade, precisamos falar em formar novos líderes, novos transformadores”, afirmou.

Entre os congressistas, a avaliação foi unânime sobre o impacto das discussões. André Yuki, de Varginha, destacou a importância de levar o tema da sustentabilidade para todos os portes de empresa. “É muito importante que as empresas e as associações participem das discussões sobre sustentabilidade. Temos que começar nas micro e pequenas empresas, e as grandes acabam sendo um modelo para a gente trabalhar”, disse.

Já Gilma Gondim, de Arcos, ressaltou o aprendizado trazido pelas palestras. “Eu saio daqui muito impactada com todas as palestras que abordaram temas relevantes e que agregaram muito para nós que estamos na ponta. É sempre motivador. Estamos levando muita coisa para nossa cidade, aprendizados que vão transformar nossas realidades”, afirmou.

O Congresso da Federaminas

O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais terminou neste sábado (1). O evento é promovido anualmente pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e com apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federaminas Mulher, da Federaminas Jovem e da CEAJE. Neste ano, o evento contou ainda com o apoio da Acia, Global Gateway, AL Invest Verde, Empreender, BEE Benefícios Flexíveis, Associações do Futuro, Gooders e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. O patrocínio foi da Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas – Distribuição e Logística, Prefeitura de Nova Lima, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Governo de Minas – “Aqui o trem prospera”.