Federaminas homenageia liderança feminina com o Prêmio Mulheres Além das Gerais
Iniciativas premiaram projetos, promoveram debates e ampliaram a formação de jovens empreendedores em Minas Gerais
A Federaminas Jovem teve destaque durante o 27º Congresso da Federaminas. A entidade, que representa os núcleos de jovens empreendedores ligados às Associações Comerciais de todo o estado, promoveu uma série de atividades voltadas à formação de lideranças, incentivo ao associativismo e fortalecimento do protagonismo jovem no ambiente empresarial.
Entre os principais momentos do evento, a entrega do Concurso de Projetos da Federaminas Jovem, uma das iniciativas mais importantes do calendário anual da instituição. A premiação reconhece as melhores ações desenvolvidas pelos núcleos locais, valorizando ideias inovadoras e de impacto social implementadas por jovens empreendedores mineiros.
A programação contou ainda com o painel “A Nova Liderança: Sustentável, Protagonista e Inadiável”, que reuniu Felipe Cota, CEO da Zero Carbon, e Felipe Romera, da Simple Carbon. Ambos compartilharam experiências e discutiram o papel das novas gerações na transformação dos negócios a partir de práticas sustentáveis e alinhadas aos princípios de ESG (ambiental, social e governança).
Outro destaque foi a premiação presencial do LID Minas, programa de desenvolvimento de líderes, que tem formado jovens de todo o estado em competências de gestão e liderança colaborativa. A Federaminas Jovem também apresentou o LID Minas – versão Primeiro Passo, oficina realizada em parceria com o Senai e a McCain. A metodologia foi aplicada a 54 jovens do programa Pro-Jovem, voltado à inserção no mercado de trabalho e à capacitação de quem busca o primeiro emprego.
Para o presidente da Federaminas Jovem, Paulo César Lacerda Souza Júnior, o envolvimento com essas iniciativas demonstra o alcance social e formativo do movimento. “Ter a oportunidade de levar nossa experiência a outros jovens é muito rico. Mostramos que o impacto da Federaminas Jovem vai muito além dos negócios. O associativismo é um agente transformador para as nossas cidades”, destacou.
O Congresso da Federaminas
O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais terminou neste sábado (1). O evento é promovido anualmente pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e com apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federaminas Mulher, da Federaminas Jovem e da CEAJE. Neste ano, o evento contou ainda com o apoio da Acia, Global Gateway, AL Invest Verde, Empreender, BEE Benefícios Flexíveis, Associações do Futuro, Gooders e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. O patrocínio foi da Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas – Distribuição e Logística, Prefeitura de Nova Lima, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Governo de Minas – “Aqui o trem prospera”.